Investigador Principal: Graça Enes
O DigEUCit // A Digital Europe for Citizens // Constitutional and policymaking challenges é um projeto que tem por objetivo melhorar o ensino e a investigação de excelência relativamente à ‘Europa Digital’ e aos desafios constitucionais e de policymaking que ela coloca. Ao mesmo tempo que promove o diálogo, o debate e a troca de ideais entre diferentes grupos-alvo e stakaholders a nível local, nacional e internacional, o projeto foca-se nos cidadãos. Assim, o DigEuCit assenta nos desafios, nos riscos e nos desenvolvimentos jurídicos e políticos no âmbito da Estratégia Digital Europeia, do Mercado Único Digital e do Espaço Europeu de Dados, ao mesmo tempo que se concentra nos direitos fundamentais, na cidadania digital, na democracia e nos valores europeus, bem como na digitalização, nas políticas públicas e na cibersegurança.
1 de setembro de 2022/...
Investigador Principal: Rute Teixeira Pedro / Anabela Costa Leão
Novembro de 2022 /
Investigador Principal: Fátima Rodrigues
O projeto InJUSTiceWar "Crime e administração da justiça na Guerra colonial portuguesa (1961-1974): análise exploratória dos processos-crime instaurados a combatentes das Forças Armadas Portuguesas em Angola, em Moçambique e na Guiné-Bissau", liderado pela investigadora Fátima Rodrigues, está em curso no CIJ/FDUP.
12 de março de 2023/11 de dezembro de 2024
Investigador Principal: Inês Sousa Guedes
O CIJ/FDUP lidera o projeto "Knowledge is Power: Towards a Comprehensive Approach to Diminish Fake News Spread and Susceptibility", cuja Investigadora Principal é Inês Sousa Guedes.
2024-2026
Investigador Principal: Rita Faria
O CIJ/FDUP é parceiro do projeto “Predatory Publishing Practices: Paper Tigers or Actual Threats from Evaluation Systems?”, um estudo pioneiro sobre práticas predatórias no âmbito das publicações científicas.
2 de setembro de 2024/...
Investigador Principal: Margarida Santos
O projeto PROTECT-C tem como objetivo explorar o efeito protetor da escola, família e zona de residência no desenvolvimento do comportamento antissocial em crianças e jovens que residem em zonas de privação socioeconómica.
27 de junho de 2023 / 27 de dezembro de 2024
Investigador Principal: José Reis (Coordenador da Equipa do CIJ/FDUP)
O projeto de inovação "Sensitive Industry", do qual o CIJ/FDUP é parceiro, pretende trazer a Inteligência Artificial para dentro das fábricas de todo o mundo, visando o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que permitam melhorar a eficiência, a qualidade e o custo de produção industrial.
1 de abril de 2021 / 31 de agosto de 2025
Investigador Principal: Gilda Santos
O projeto SUCCEED visa perceber de que forma a exposição a comportamentos violentos na comunidade influencia o desenvolvimento de comportamentos agressivos e delinquentes de crianças e jovens, explorando os efeitos indiretos que variáveis de natureza contextual e individual exercem nesta relação.
27 de junho de 2023 / 27 de dezembro de 2024
Investigador Principal: Inês Sousa Guedes
O CIJ/FDUP é parceiro do projeto VicTory: Restorative and victim-centred approach to mitigate hate and (violent) extremism, cujo principal objetivo será contribuir para a implementação eficaz de legislação e práticas que protejam os direitos das vítimas, proporcionando um apoio adequado ao longo do processo e evitando a vitimação secundária.
2024-2026
Investigador Principal: Maria Regina Redinha
JANEIRO 2018 /
Investigador Principal: Rute Teixeira Pedro / Maria Raquel Guimarães
Os desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas transformaram profundamente a vida quotidiana, da esfera familiar e individual à esfera profissional e coletiva. Em todos os domínios se detetam as marcas de uma nova era que interpela o direito.
JANEIRO 2018 /
Investigador Principal: Helena Mota / Rute Teixeira Pedro
JANEIRO 2018 /
Investigador Principal: Paulo Magalhães
JANEIRO 2017 /
Investigador Principal: Maria Raquel Guimarães
Este projeto de investigação pretende discutir o regime jurídico do graffiti e da “arte urbana” (street art), sob a perspetiva do direito português e do direito brasileiro, sem afastar a necessidade do estudo de outros ordenamentos estrangeiros.
Consórcio: CIJ / CEI (Centro de Estudos Interculturais — ISCAP) / Universidade do Rio Grande do Norte (Brasil) / Fundação Escola Superior do Ministério Público (Brasil) / ASEDA (Asociación para el Estudio y la Enseñanza del Derecho de Autor)
JANEIRO 2018 /
Investigador Principal: Maria Raquel Guimarães
JANEIRO 2019 /