VicTory: Restorative and victim-centred approach to mitigate hate and (violent) extremism
Investigador Principal: Inês Sousa Guedes
O CIJ/FDUP é parceiro do projeto VicTory: Restorative and victim-centred approach to mitigate hate and (violent) extremism, cujo principal objetivo será contribuir para a implementação eficaz de legislação e práticas que protejam os direitos das vítimas, proporcionando um apoio adequado ao longo do processo e evitando a vitimação secundária.
O estudo pretende (1) desenvolver uma abordagem centrada na vítima para o apoio às vítimas de crimes de ódio e de casos relacionados com o extremismo (violento); (2) melhorar a aplicação eficaz da legislação e das boas práticas, como as de cariz restaurativo, para proteger os direitos das vítimas, mitigando a vitimação secundária; (3) reforçar as capacidades, a intervenção, o apoio e a cooperação dos profissionais envolvidos no trabalho com vítimas de crimes de ódio e de casos relacionados com o extremismo (violento).
O projeto foi financiado com cerca de 500.000€ pelo programa JUSTICE da Comissão Europeia e é encabeçado pela Fundacion Euroarabe de Altos Estudios (Espanha), em colaboração com Ararteko (Espanha), IPS (Innovative Prison Systems) (Portugal), Associazione Carcere e Territorio Onlus (Itália), Magyar Helsinki Bizottsag (Hungria), Associação ILGA Portugal (Portugal), Map Finland (Finlândia) e com o CIJ/FDUP. A equipa do CIJ será liderada pela investigadora Inês Sousa Guedes, sendo composta pelos investigadores, Pedro Sousa, Margarida Santos e Samuel Moreira. O estudo terá a duração de 2 anos e irá permitir a contratação de bolseiros de investigação na área da Criminologia.