Predatory Publishing Practices: Paper Tigers or Actual Threats from Evaluation Systems?
Investigador Principal: Rita Faria
O CIJ/FDUP é parceiro do projeto “Predatory Publishing Practices: Paper Tigers or Actual Threats from Evaluation Systems?”, um estudo pioneiro sobre práticas predatórias no âmbito das publicações científicas.
O estudo “Predatory Publishing Practices: Paper Tigers or Actual Threats from Evaluation Systems?” pretende elucidar, de forma empírica, o modo como as comunidades científicas usam ou, pelo contrário, estigmatizam a publicação científica nas chamadas publicações predatórias. A partir de uma abordagem interdisciplinar com forte enfoque criminológico, quer-se perceber como são problematizadas as situações em que cientistas optam por publicar em revistas consideradas “predatórias” que exigem pagamentos avultados e não têm revisão por pares, e de que modo tal pode impactar a qualidade das publicações e os sistemas de avaliação da ciência. Os dados serão recolhidos em seis países: Alemanha, Polónia, Portugal, Nigéria, Índia e Brasil.
O projeto foi financiado com cerca de 1.6 milhões de euros pela Volkswagen Foundation - a maior organização privada da Alemanha para promoção e apoio à investigação académica – e é encabeçado pelo Deutsches Zentrum für Hochschul- und Wissenschaftsforschung (Alemanha), em colaboração com o Robert K. Merton Centre na Humboldt University (Alemanha), com a Adam Mickiewicz University (Polónia) e com o CIJ/FDUP. A equipa do CIJ será liderada pela Professora Rita Faria e o estudo terá a duração de 4 anos a partir de 2 de Setembro de 2024. Irá ainda permitir a contratação de bolseiro/as nas áreas da Criminologia.