Investigadores

Maria Regina Redinha

Investigadora Integrada

Biografia

Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. 
Mestre em Ciências Jurídico-Económicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. 
Docente da Faculdade de Direito da Universidade do Porto desde a sua criação, em 1995, e investigadora do CIJ - Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça. 
É membro fundador da Associação de Estudos Laborais e integra a direcção da revista “Questões Laborais”. É ainda membro da APODIT-Associação Portuguesa de Direito do Trabalho, integrando a respectiva direcção. 

A sua investigação tem sido centrada no Direito do Trabalho, particularmente, nas várias conformações da relação contratual de trabalho, nos direitos de personalidade do trabalhador, no direito da igualdade e na flexibilidade das relações laborais, áreas às quais se tem dedicado também no ensino graduado e pós-graduado. 

Tem participado em inúmeros congressos e conferências nacionais e internacionais e tem presença nas acções de formação do CEJ e em audiências parlamentares públicas sobre temas da especialidade. As suas publicações contam com extenso número de referências na jurisprudência dos tribunais superiores e em muitas das mais relevantes obras da literatura jurídico-laboral.