Investigadora Júnior
Nathália Castro da Silva é bolseira de Doutoramento em Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Seu projeto de pesquisa, intitulado “Mulheres migrantes vitimizadas em interação com o sistema de justiça: vulnerabilidades, discursos e práticas entre Portugal e Brasil”, é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT. Possui mestrado em Criminologia e licenciatura em Direito. É Técnica de Apoio à Vítima e advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil e na Ordem dos Advogados Portugueses. Seus interesses de estudo incluem a pesquisa vitimológica usando metodologias qualitativas, o estudo de mulheres migrantes vitimizadas, o fenômeno da vitimação secundária no sistema de justiça criminal, perspectivas críticas e interseccionais em análise de dados e o desenvolvimento da Vitimologia Narrativa.
É integrante de grupos e comunidades relacionados aos seus tópicos de interesse, como a World Society of Victimology (WSV), a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa (AICLP), o Committee on Methodological Approaches and Tools in Migration Research (Meth@Mig) - IMISCOE, e o Help-The-Researchers Working Group - LaEUMiDI.
Enquanto membro de comitê organizador, colaborou em alguns eventos científicos, como a Fall Session of the Common Study Programme in Critical Criminology (Porto, 2024). Atualmente, é membro do comitê científico da Masterclass de Vitimologia – 1ª edição - “Narrative Victimology: From Theory to Practice”, que se realizará em 2025 na Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
C910-76E1-9207