Colóquio | "Nada é mais sustentável que a democracia"

Salão Nobre da FDUP & Online

22 de abril de 2024

No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de abril,  a FDUP recebe, no dia 22 de abril, o colóquio "Nada é mais sustentável que a democracia", um evento em  formato híbrido, composto por duas mesas-redondas, seguidas de discussão do tema.

A data que se celebra obriga-nos a repensar como renovar e reafirmar o nosso consequente e continuado compromisso com a democracia. Um compromisso cuja projeção futura se assume de importância inegável, como aliás já apontado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que funcionou sob a égide da UNESCO e em claro alinhamento, hoje, com as preocupações do United Nations Fund for Democracy, do Conselho da Europa e da Agência de Direitos Fundamentais da União Europeia. O contributo para uma democracia radicada no coração das pessoas não prescinde da Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos que a Recomendação CM/Rec (2010) 7 do Conselho de Ministros do Conselho da Europa consagrou.

Se esta era atualidade evidente no âmbito dos Objectivos do Milénio declarados pela ONU em 2000, fica patente com a mais ambiciosa agenda pós-2015 que identifica os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (‘ODS’) até 2030. Numa Faculdade de Direito, onde se pretende descobrir no Direito a educação para a justiça, a referida articulação não poderá prescindir da ligação entre educação e direitos fundamentais. Eis o contexto do desafio proposto: i) Como podem os ODS concretizar os objetivos de democratização de 1974? e ii) Como podem os ODS iluminar as normas da lei fundamental de 1976.

O evento "Nada é mais sustentável que a democracia" tem início marcado para as 14 horaspresencialmente, no Salão Nobre da FDUP, e onlineA participação carece de inscrição via formulário.