Investigadores Juniores

Rute Pereira

Investigadora Júnior

Biografia

Agente da Polícia Municipal de Gaia, desde 2011.
 
2015 a 2019 – Licenciatura em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, com a Monografia: "Ser Polícia: Motivação, Stress no Trabalho e Burnout".
 
Desde 2019 - Investigadora do Laboratório de Reabilitação Psicossocial da FPCEUP nos temas do stress e burnout nas forças policiais; leciona regularmente desde 2023 nas edições dos cursos de Educação Contínua de Adultos “Gestão do Stress e Prevenção do Burnout” e “Primeiros Socorros Psicológicos em Crise e Catástrofe”.
 
2019 a 2021 – Pós-graduação em Gestão da Segurança e Mestre em Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa, com a Dissertação: "Stress (operacional/organizacional) e Burnout e como preditores da Ideação Suicida nas Forças Policiais".
 
2022 – Curso de Gestão do Stress e Prevenção do Burnout (3 ECTS - 27 horas) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
 
Desde 2022 -  Estudante de Doutoramento em Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade do Porto com o projeto de Tese "Suicídio e Violência: a Agressividade como resposta desadaptativa em Contexto Policial".
 
Participa regularmente em congressos, simpósios e conferências com apresentação de trabalhos sobre saúde ocupacional e bem-estar psicológico das forças policiais. Recentemente alargou a investigação para o tema da ideação suicida em “first responders”.