A RED – Revista Eletrónica de Direito comemora 10 anos!

A RED – Revista Eletrónica de Direito comemora 10 anos!
 
Em Junho de 2013 surgia a primeira edição da RED.

Esta nova revista — aberta, “desmaterializada”, de livre acesso —, pretendia ser um espaço plural, multicultural, acolhendo contributos de dentro e fora do espaço europeu e promovendo o encontro de perspectivas distintas, expressas em diferentes línguas.

Podemos dizer que estes objectivos foram alcançados, volvidas 31 edições e publicados cerca de 230 artigos submetidos a dupla revisão “cega” por pares, oriundos de geografias muito diversas, para além de recensões críticas e de editoriais inspirados, da autoria de distintos editores convidados. Trilharam-se novos caminhos nunca antes percorridos entre nós por revistas jurídicas — tradicionalmente publicadas em papel, sem acesso aberto e sem processos de peer review —, entretanto seguidos por outros. Ultrapassámos o teste da persistência (teimosia, diriam alguns) e hoje a RED é reconhecida como uma revista séria e inovadora, em que, como por acaso, as propostas de edição se conjugam em cada número numa composição apelativa e diversificada.
Transcorridos 10 anos, procuraremos chegar mais longe, a mais público e mais diversificado, captar mais autores e ainda maior qualidade dos textos publicados. Queremos continuar a contar com a colaboração generosa e abnegada dos nossos revisores, que levam a cabo um trabalho que apenas se pressente nos artigos que integram cada edição e oculto em muitos textos que não chegam a ser publicados. Queremos poder contar com a energia e vontade de inovar de investigadores jovens e com o saber ponderado de académicos experientes. Queremos chegar onde a internet consegue chegar. E a internet chega a toda a parte. Aí nos encontrarão.
 

Aniversário