Grupo de Missão para o reconhecimento do Clima como Património Comum da Humanidade - Side Event Estocolmo+50

O Grupo de Missão  para o reconhecimento do Clima como Património Comum da Humanidade, de que o CIJ faz parte, tem continuado o seu trabalho no sentido de promover o reconhecimento do Clima como património comum da Humanidade. No dia 2 de Junho, no âmbito das comemorações dos 50 anos da primeira conferência das Nações Unidas sobre Ambiente – Estocolmo 1972 -  Stockholm+50, decorreu um Side Event: “Safeguarding Our Common Home - A Pathway of Hope in the Stockholm+50 Declaration”, organizado por várias entidades, entre as quais alguns elementos do Grupo de Missão.
 
O Ministro português do Ambiente e Ação Climática anunciou pela primeira vez num evento internacional que Portugal já considerou na sua Lei do Clima (Lei nº 98/2021 de 31 de Dezembro) o reconhecimento de um Clima Estável como Património Comum da Humanidade como um objetivo da sua diplomacia climática.
 
As informações do Side Event estão disponíveis na página oficial, aqui:
https://www.stockholm50.global/events/safeguarding-our-common-home-pathway-hope-stockholm50-declaration.
 
Se não teve oportunidade de assistir em direto ao Side Event, informamos que já se encontra disponível a gravação, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GLDULS0tFrA&t=686s.
 
O feedback após o evento tem sido bastante positivo e o mesmo foi já noticiado no Jornal EXPRESSO, aqui: https://expresso.pt/sociedade/2022-06-02-Portugal-vai-promover-o-reconhecimento-do-clima-estavel-como-Patrimonio-Comum-da-Humanidade-ff390827, e no Jornal PÚBLICO, abaixo.