ANO 2009

ISBN 978-972-32-1761-2

A influência da Burocracia e dos Grupos de Interesse na Escolha Pública

José Neves Cruz

“A análise do sistema político pela ciência económica como meio de tradução das preferências da comunidade em escolha pública já tem sete décadas. Esta abordagem é correntemente denominada de Public Choice e está especialmente vocacionada para o estudo das escolhas que os diferentes agentes (indivíduos ou grupos) fazem num ambiente institucional de interacção.
Este trabalho em termos gerais insere-se numa abordagem da política subordinada ao individualismo metodológico. No entanto, contrapomos uma visão da escolha pública baseada na interacção de grupos organizados à volta de um interesse comum (este pode ser definido apenas a partir de uma visão estrita da racionalidade e) ou combinando motivações sociológicas - altruísmo, afinidade, simpatia, filiação, normas sociais, ética).
Estas duas perspectivas constituem os dois pilares essenciais a partir também dos quais os economistas edificaram o estudo da política.

Editora Almedina