Em 2024, no concurso Social Research Call, o Observatório Social da Fundação laCaixa financiou 17 projetos: e um é do CIJ!

Este programa, destinado a apoiar projetos de investigação quantitativa originais e inovadores, que permitam compreender melhor os atuais desafios sociais, contou, em 2024, com 428 candidaturas.

O projeto “Knowledge is Power: Towards a Comprehensive Approach to Diminish Fake News Spread and Susceptibility”, liderado pela investigadora do CIJ, Inês Sousa Guedes, consta entre os 17 financiamentos atribuídos.

O estudo, cuja equipa é ainda composta pelos investigadores do CIJ, Carla Cardoso, Gilda Santos, Samuel Moreira, Margarida Santos e Josefina Castro, e pela estudante do Mestrado em Criminologia da FDUP, Matilde Vilhena, tem como objetivo estudar os fatores que influenciam a suscetibilidade e a disseminação de notícias falsas.

É o primeiro estudo, em Portugal, a aprofundar esta temática, com uma amostra representativa, e pretende ter um impacto positivo no combate à desinformação.  

Terá a duração de 2 anos e um financiamento de 109.259, 18€.

Projeto