Investigadora Colaboradora
Margarida Santos é doutorada em Criminologia pela FDUP (Faculdade de Direito da Universidade do Porto) e docente no 1º e 2º Ciclo de Estudos em Criminologia na Universidade do Porto e na Universidade Lusíada – Porto (UL). É membro do Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça da FDUP (CIJ) e do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos, Internacionais e Ambientais (CEJEIA) na UL. Também integra a Comissão de Ética e a Comissão Científica do 3º Ciclo de Estudos em Criminologia da FDUP.
A sua principal área de investigação foca-se na explicação do desenvolvimento de comportamentos antissociais e delinquentes em crianças e jovens, bem como em estratégias de prevenção precoce. Dentro desta área, tem um interesse particular nos processos de socialização (e.g. parentalidade), assim como nos fatores individuais (e.g. temperamento, emoções morais) e ambientais (e.g. escola, área de residência, pares desviantes) associados a esse fenómeno. Mais recentemente, desenvolveu também um interesse pela área da justiça restaurativa e da mediação penal.
Atualmente, coordena o projeto " PROTEC-C – Understanding Protective Factors Against Antisocial Behavior in Socioeconomically Vulnerable Children and Youth: A National Cross-Sectional Study", na FDUP. Este projeto é financiado pelo Observatório Social – Fundação "La Caixa" como parte do concurso de apoio a projetos de investigação sobre infância e vulnerabilidade. Além disso, co-coordena o projeto "Justiça Restaurativa e Delinquência Juvenil: Um Projeto de Investigação-Ação" na UL.
Como docente e investigadora, participa frequentemente em eventos científicos nacionais e internacionais e tem publicado capítulos de livros e artigos em revistas científicas peer-review nas suas principais áreas de interesse.
CE14-173E-0E5C