Conselho Científico

Paulo Vieira Pinto

Investigador Integrado

Biografia

Licenciado em Ciências Sociais na área da Psicologia Social, Mestre em Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Doutor em Ciências Forenses pela Universidade de Santiago de Compostela.  É Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU).
É Membro do Conselho do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde e do Centro Pluridisciplinar de Simulação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Guest Speaker da Nova School of Business and Economics Executive Education.
Especialista Forense de Nível 4, certificada pela Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF), da qual é membro. É Sócio-fundador e gerente da FOREN, Lda. – Forensic Science Experts.
Durante 25 anos esteve ligado às Forças e Serviços de Segurança, onde desenvolveu a sua atividade na área da investigação criminal. Foi Instrutor/Formador da Escola da Guarda (GNR) em vários cursos de Formação geral e de Especialização para Guardas, Sargentos e Oficiais.
Foi igualmente membro da equipa de Negociadores da Guarda Nacional Republicana.
Agraciado com 6 Louvores pelos Serviços prestados no âmbito do Serviço Policial; Condecorado por Sua Exa. Ministro da Administração Interna com Medalha de Mérito de Segurança Pública – 3ª Classe; Medalha de Cobre e Medalha de Prata de Comportamento Exemplar; Medalha Comemorativa das Comissões de Serviços Especiais das Forças Armadas com a legenda “Bósnia 1997″; Medalha de Assiduidade Pública Duas Estrelas e uma Medalha NATO pela participação no teatro de operações na Bósnia e Herzegovina.
Desde 2007 que se tem dedica ao estudo da violência nas relações de intimidade, de género e a relação deste fenómeno com as respostas do sistema de justiça criminal, tendo várias investigações em curso e diversas publicações em jornais internacionais sobre a especialidade apresentações em congressos nacionais e internacionais e publicações.