O CENTRO DE INVESTIGAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM JUSTIÇA

O Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (CIJ) é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento integrada na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP). A sua principal missão é promover e desenvolver investigação nas áreas jurídicas, tanto a nível nacional como internacional.
Inicia o seu processo de formação em 1998 e começa a sua atividade científica no ano de 1999, com o reconhecimento e apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - Contrato-Programa UIDB/00443/2020.
 Ao longo deste percurso, o CIJ participou em projetos nacionais e internacionais, em parceria com universidades e organizações portuguesas e estrangeiras e prestou serviços à comunidade nacional e internacional, de relevância e impacto significativos.
Paralelamente, o CIJ, através dos seus investigadores, tem vindo a prestar uma colaboração contínua à FDUP, promovendo e participando ativamente em cursos de pós-graduação e de mestrado, nas várias áreas do Direito e da Criminologia.
Adicionalmente, desde a sua fundação, esta Unidade de Investigação tem acolhido dezenas de investigadores visitantes de variadas instituições estrangeiras.
Ramifica a sua investigação em três linhas: (1) Direito, Empresa & Mercado, que  enquadra estudos de Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Social e Direitos do Consumidor, sobre Responsabilidade Civil e Profissional e sobre Direito Fiscal, (2) Direito, Pessoa & Poder, que engloba estudos relacionados com a emergência de novos direitos ou novos objetos para o Direito, estudos de políticas públicas e regulação, sobre liberdade religiosa, sobre a Europa no contexto internacional e nacional, sobre Direito Administrativo e sobre relações patrimoniais familiares e sucessórias, e (3) Crime, Justiça e Segurança, que se dedica ao estudo da justiça e do controlo social, de comportamentos antissociais e delinquentes, da segurança e da criminalidade e da vitimologia.
 A sua atividade de investigação centra-se também na orientação de projetos de investigação, de Mestrado, de Doutoramento e de Pós-Doutoramento, divulgando os seus resultados nacional e internacionalmente, através da organização e participação em conferências.
Por fim, é importante referir a Revista Electrónica de Direito (RED), publicação da FDUP e do CIJ, com periodicidade quadrimestral, que conta já com 34 volumes.
Atualmente, o CIJ é constituído por uma equipa de 117 investigadores, coordenada por Graça Enes (Diretora), integrando também a Direção Rita Faria (Vice-Diretora), Anabela Costa Leão, Jorge Quintas, José Reis, Sandra Oliveira e Silva e Tiago Ramalho.