Linhas de Investigação 2018/2024
O CIJ, sendo uma Unidade com um objecto de larga incidência, passou a organizar-se em linhas de investigação bem definidas e equipas permanentes de investigadores a elas adstritas, de modo a conferir maior continuidade, consistência e afinidade às actividades desenvolvidas, sem prejuízo da inter ou pluridisciplinaridade.
O CIJ organiza-se à volta de duas grandes linhas de investigação:
I DIREITO, EMPRESA & MERCADO
1. Gabinete de Direito do Trabalho
O Gabinete de Direito do Trabalho é uma linha de investigação do CIJ, Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça que polariza a investigação no domínio do Direito do Trabalho e de áreas disciplinares conexas.
Através de um núcleo identificável, interna e externamente, os investigadores que integram o Gabinete maximizam a sua colaboração, tornando reconhecível a sua produção científica, as suas iniciativas e as publicações académicas.
Integram este Gabinete:
Francisco Liberal Fernandes, Maria Regina Redinha, Duarte Abrunhosa e Sousa, Carlos Arroyo Abad, Juíz Desembargador Dr. Domingos Morais
2. Direito Empresarial
O Direito Empresarial é, desde 1999, uma das “traves-mestras” da investigação produzida no CIJ, agregando especialistas em diferentes áreas que se desenvolvem em torno da Empresa e das complexas relações empresariais, nomeadamente nas áreas do Direito das Sociedades, do Direito Bancário, do Direito das Garantias e do Direito dos Contratos.
Integram esta linha de investigação:
Miguel Pestana de Vasconcelos, Paulo de Tarso Domingues, Maria Raquel Guimarães, José Reis, Rute Teixeira Pedro, Mariana Fontes da Costa, José Domingo Portero Lameiro, Renato Lovato Neto
3. Direito Social e Direitos do Consumidor
Os investigadores do CIJ têm desenvolvido actividade nas áreas da Segurança Social (Francisco Liberal Fernandes / Ana Sofia Carvalho), do Arrendamento Social (Rute Teixeira Pedro / Mariana Fontes da Costa, em parceria com a CMP) e dos Direitos do Consumidor (Maria Raquel Guimarães).
Representado pela Dra. Ana Sofia Carvalho, o CIJ integra o recém-criado, Consórcio Porto4Ageing, Centro de Excelência para o Envelhecimento Ativo e Saudável do Porto, coordenado pela UP. Através desta participação, o CIJ pretende consolidar a sua investigação na área do Direito Social e, em particular, na área do envelhecimento.
4. Responsabilidade Civil e Profissional
O denominado movimento “democratização” da responsabilidade civil importou a multiplicação de ações para a efetivação da responsabilidade civil por danos causados por um profissional no exercício da atividade para a qual se encontra devidamente habilitado (responsabilidade do médico, do enfermeiro e de outros profissionais de saúde, do advogado, do arquiteto, do engenheiro, entre outros).
A aplicação dos quadros tradicionais da responsabilidade civil, tal como se encontram acolhidos no direito positivo, a áreas de atividade que, durante muito tempo, por razões várias, se apresentaram imunes à apreciação exógena à luz de critérios jurídicos, vem colocando, na prática, múltiplas dificuldades que só a investigação permite clarificar e superar.
Através desta linha de investigação, assumimos o desafio de refletir sobre essas dificuldades, nomeadamente as que se traduzem na complexidade da aferição, nestes casos, da verificação dos pressupostos exigidos para o reconhecimento do direito à indemnização (nomeadamente os da ilicitude, culpa, nexo causal e dano), na discussão sobre a adequação da vigente distribuição do ónus da prova dos factos constitutivos daquele direito, na questão da necessidade de objetivação da responsabilidade civil em algumas áreas, na conveniência da superação da divisão tradicional entre responsabilidade extraobrigacional e obrigacional, na problemática da socialização dos riscos associados a certas atividades através do mecanismo do seguro, no funcionamento da prova pericial, …
O resultado da nossa investigação traduz-se em publicações, algumas já em fase de revisão, e na participação e organização de conferências e outros encontros científicos e académicos (seminários, cursos de especialização, cursos de pós-graduação).
Rute Teixeira Pedro, Renato Lovato Neto
5. Direito Fiscal
Glória Teixeira, Ana Sofia Carvalho, Rita Tavares de Pina