ANO 2010

ISBN 978-972-40-4225-1

Os 10 Anos de Investigação CIJ - Estudos Jurídico-Económicos

Glória Teixeira, Ana Sofia Carvalho (coords.)

Resumo

O CIJ - Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça - inicia o seu processo de formação em 1998 com o apoio indispensável do Prof. Alberto Amaral, ao tempo Reitor da Universidade do Porto (UP), e da Faculdade de Economia da UP, através do seu Director, Prof. José Costa.
A sua actividade científica começa no ano de 1999, com o reconhecimento e apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Desde então tem vindo a ser avaliado internacionalmente, tendo obtido ao longo dos seus 10 anos de trabalho científico a classificação de muito bom.
Contando inicialmente com uma equipa científica reduzida, viu crescer o seu número de doutorados e alargar o seu âmbito de influência, tanto ao nível nacional como internacional. A colaboração com outras instituições nacionais e estrangeiras enriqueceu os seus investigadores e permitiu a criação de equipas pluridisciplinares e o desenvolvimento de projectos científicos onde as vertentes fundamentais de investigação do CIJ se cruzaram e apresentaram soluções.
Ao longo deste percurso, o CIJ participou em projectos internacionais, em parceria com universidades estrangeiras e organizações internacionais (Comissão Europeia e OCDE) - vejam-se projectos nas áreas do direito fiscal e do direito das comunicações - e prestou serviços à comunidade nacional e internacional, de relevância e impacto significativos: por exemplo, os serviços prestados ao nível autárquico, em especial para a Câmara Municipal do Porto, multinacionais e associações representativas nacionais.
Paralelamente, o CIJ, através dos seus investigadores, tem vindo a prestar uma colaboração contínua à Faculdade de Direito da UP, promovendo e participando activamente em cursos de pós-graduação e de mestrado nas áreas do direito fiscal e do direito laboral.
A sua actividade de investigação centra-se também na orientação de projectos de investigação e de doutoramento, divulgando os seus resultados ao nível nacional e internacional através da organização e participação em conferências.
O elevado número de publicações nacionais e internacionais atesta a vitalidade da sua investigação, conforme ilustrado também nesta obra comemorativa que reúne trabalhos de investigação de alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento da Faculdade de Direito da UP.
A internacionalização do CIJ faz-se sentir através da sua crescente integração em redes de investigação internacional, especialmente na área do direito fiscal, e conclusão de parcerias de investigação com outras universidades estrangeiras.
Esta obra integra também os seus indispensáveis contributos, em áreas do direito fundamentais para este novo século.
O sucesso alcançado pelo CIJ deve-se à coesão da sua equipa e forte motivação e apoio internacional. Um grande e reconhecido agradecimento é devido à Comissão Permanente de Aconselhamento Científico do CIJ que tem auditado internamente e orientado a sua actividade científica. O trabalho desta Comissão foi essencial para a sua implantação e crescente afirmação na sociedade.
Por último, esta obra não poderia deixar de publicitar alguns exemplos de trabalho científico prestado à comunidade, alicerçado em equipas de investigação coesas e pluridisciplinares.
Na qualidade de coordenadora do CIJ gostaria de expressar a minha grande estima e consideração aos investigadores do CIJ, agradecendo o seu valioso esforço e motivação ao longo desta aventura científica.
Caminhamos durante 10 anos e continuaremos, seguramente, unidos no futuro, conscientes da difícil missão que é ser investigador na área do Direito em Portugal.
Dedico esta obra à minha filha Mafalda pela sua paciência, compreensão e generosidade.

Porto, 2 de Maio de 2010.
A Coordenadora do CIJ,
Glória Teixeira