ANO 2025
ISBN 978-989-9136-99-1
Graça Enes • Jorge Quintas • Sandra Oliveira e Silva • Tiago Ramalho
O CIJ — Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça celebrou, em 2025, vinte e cinco anos de atividade científica continuada. Fundado em 1999, então como CIJE — Centro de Investigação Jurídico‑Económica, foi o primeiro centro de I&D na área jurídica a obter financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, afirmando‑se como estrutura pioneira na promoção da investigação jurídica em Portugal.
Ao longo de um quarto de século, o Centro acompanhou as profundas transformações no modo‑de‑fazer de Ciência e ampliou progressivamente os seus domínios de intervenção. Primeiro, abriu‑se a outros ramos do saber jurídico e, mais tarde, integrou a investigação criminológica, consolidando a sua vocação interdisciplinar e reforçando o diálogo entre diferentes tradições e metodologias científicas. Este percurso foi marcado pelo crescimento e diversificação da sua comunidade de investigadores, pela participação ativa em redes internacionais e pelo envolvimento em projetos de impacto social e jurídico significativo.
A presente obra coletiva reúne contributos científicos em alguns dos temas sobre que versou a atividade do CIJ. Pretende‑se, assim, dar testemunho da investigação desenvolvida no passado, divulgando‑a em acesso livre, e oferecer uma visão panorâmica sobre a atividade que poderá ser, no futuro, realizada nos eixos e tópicos temáticos do Centro.
Os textos que aqui se apresentam refletem a diversidade de abordagens, percursos académicos e experiências de investigação que caracterizam o CIJ. Uns retomam estudos paradigmáticos, agora tornados acessíveis a um público mais vasto através da tradução; outros resultam de trabalhos originais, de intervenções em conferências ou da apresentação de novos projetos. Em conjunto, desenham um retrato vivo, plural e dinâmico da história e trajetória do Centro. Ao assinalar 25 anos de investigação, o CIJ reafirma a sua identidade e renova a sua ambição: continuar a ser um locus de excelência na produção de conhecimento científico nas áreas do Direito e da Criminologia em Portugal.
A Coordenação:
Graça Enes
Jorge Quintas
Sandra Oliveira e Silva
Tiago Ramalho